sábado, 13 de março de 2010

Um pivô...

Esta é considerada a posição mais importante numa equipa de futebol. Concordo que seja fundamental mas quando dizem que é a base numa equipa não concordo plenamente. Este tipo de jogador varia conforme a táctica da equipa e o que é pedido pelo treinador. Um pivô é importante pois é ele que liga a defesa ao ataque, evita que a bola se jogue na parte mais perigosa no campo, ou seja, o meio.
Como podemos ver esta posição é realmente importante. Mas então o que é feito dos médios?
Eles também ligam a equipa e, sempre que necessário recuperam muitas bolas da equipa adversária no meio campo. Outra função importante é de serem os elementos mais criativos de uma equipa quando se pretende jogar um futebol bonito. É disso que eu gosto!
Adoro ver a bola a circular, a entrar no espaço, a voar para isolar um jogador, isto é futebol bonito.
Dizem-me para ver o Barcelona que é das melhores equipa em questão de circulação de bola, mas não preciso de ir tão longe. Conheço uma equipa de futebol feminino que o faz perfeitamente e dá prazer vê-las a jogar. Quando nesta equipa as médios não se encontram no seu melhor momento o futebol torna-se mais directo e menos bonito. Tudo bem que o que se quer é vitórias e depois é que pensamos no futebol bonito. Acho que quando uma equipa perde mas espalha magia e intenção nos seus passes nunca pode sair cabisbaixa de um jogo. Porque o futebol bonito é um prazer que se vive, vê e se sente.
Continuando a falar desta equipa, considero que as médios são fantásticas. Uma apresenta uma qualidade técnica e velocidade espectacular e raramente vista neste tipo de competição. A outra coloca a bola onde quer, é, na minha opinião, das jogadoras portuguesas com melhor visão de jogo. Uma curiosidade acerca destas atletas é que ambas apresentam uma enorme qualidade para bater livres.
Não pensem que estou a exagerar porque é a realidade. Muitas equipas que vemos na Liga Portuguesa e outras Ligas não apresentam a qualidade de circulação que esta equipa possui.

São pequenos exemplo que vos dou que conseguem calar grandes equipas...

Sem comentários: