segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Finalistas a Jogadora do Ano FIFA e Treinador do Ano da FIFA 2010

As nomeadas a jogadora do ano 2010 e a Treinador do Ano 2010 foram divulgados esta segunda-feira, numa reunião da imprensa na sede do jornal desportivo  L’Équipe, em Paris. 

Jogadoras Nomeadas:


Treinadoras Nomeadas:


Clique na imagem para aumentar

Todos os nomeados foram escolhidos numa votação em que participaram os capitães e técnicos das selecções masculinas e femininas, além dos jornalistas de todo o mundo seleccionados pela revista France Football.
 
Os vencedores serão anunciados na primeira Gala da Bola de Ouro FIFA, que será transmitida directo do Kongresshaus de Zurique no dia 10 de janeiro de 2011. Durante o evento também serão divulgados os vencedores da Seleção Mundial FIFA/FIFPro e do prêmio Puskás da FIFA para o golo mais bonito do ano. 

Fonte: FIFA.com 

Mais uma vez e com justiça Marta é nomeada pela quinta vez para melhor Jogadora do Mundo. A brasileira fez mais uma época espectacular no FC Pride ajudando a equipa a vencer o campeonato.

Fatmire Bajramaj foi sem dúvida a jogadora do ano na Alemanha. Com apenas 22 anos esta jovem levou ao rubro os adeptos de futebol de todo o Mundo. Ajudou a sua equipa, o Turbine Potsdam a vencer pela segunda vez consecutiva o campeonato na Alemanha e a primeira Liga dos Campões Feminina. "Lira", como é conhecido ficou em 4º lugar no ranking das melhores marcadoras na Alemanha e foi nomeada a melhor jogadora na final da Champions League em Getafe.

A nomeação de Birgit Prinz foi sem dúvida a mais duvidosa. A avançada alemã é sem dúvida uma das melhores jogadoras de todos os tempos mas as nomeações deste ano sugerem que ela foi nomeada mais pelo nome do que pela exibições. A sua equipa FFC Frankfurt ficou em 3º lugar o ano passado e Prinz marcou 12 golos. Não é que seja um número fraco para uma avançada mas nesta época a Prinz já leva 20 golos marcados e o campeonato ainda vai a meio.

Abby Wambach, Christine Sinclair ou até a jovem Alexandra Popp podiam muito bem ter ocupado esta vaga.

Wambach liderou o top de melhores marcadoras no Washington Freedom(EUA)  pelo segundo ano consecutivo após ter marcado 13 golos e ter feito 8 assistências. Também as suas consistentes excelentes exibições pela selecção dos EUA foram inigualáveis a nenhuma outra jogadora. A avançada marcou 16 golos em 17 jogos da selecção e em 6 desses jogos bisou.


Christine Sinclair também merece uma observação. A jogadora de 27 anos fez um soberbo campeonato ao serviço do FC Pride liderando o top de assistências na WPS. Foi também importante ao serviço da selecção do Canadá que venceu a CONCACAF pela segunda vez na sua história. Neste torneio marcou 6 golos e ainda o penaltie que deu a vitória ao Canadá na final.

Concluo falando das jovens que aqueceram o nosso Verão.
Com apenas 19 anos Alexandra Popp e Ji-Yun não devem ser menosprezadas. Popp teve o seu auge neste verão marcando 10 golos em seis jogos, na caminhada fantástica da Alemanha no Mundial de 2010 U-20 FIFA Women's Cup, onde acabariam por vencer.

Prodígio da Coreia do Sul, Ji-Yun fez também  impressionante torneio, marcando oito golos. Assim, ela tornou-se a primeira jogadora - jogador a marcar um "hat-trick" numa competição da FIFA. Ji, subiu ao pódio dos melhores marcadores nos Jogos Asiáticos de 2010 com 5 golos e ajudando a Coreia do Sul a reivindicar o título o jogador sul-coreano primeiro - homem ou mulher - para marcar um hat-trick "em uma competição da FIFA. Ji também levou o Jogos Asiáticos de 2010, com cinco golos e ajudou a Coreia do Sul reivindicar a medalha de bronze.

Sem comentários: