domingo, 19 de dezembro de 2010

Torneio Cidade de São Paulo - Dia 3

Canadá é campeão do II Torneio Cidade de São Paulo de Futebol Feminino

O Canadá foi campeão do II Torneio Internacional de Futebol Feminino ao empatar em 2 a 2 com o Brasil na partida final, disputada na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. No ano passado, a selecção brasileira levantou a taça ao derrotar o México por 5 a 2. 

O Canadá somou os mesmos sete pontos do Brasil na fase classificação, mas entrou em campo na decisão com a vantagem do empate por ter conseguido maior saldo de golos – seis contra quatro.

O primeiro tempo foi equilibrado, com o Canadá melhor posicionado em campo, preferindo se defender e explorar os contra-ataques. O Brasil precisava da vitória e manteve sua principal característica de buscar o ataque em velocidade, principalmente através da habilidade de Marta e Thais. Mas não conseguiu superar o bloqueio adversário e ainda foi castigado com o golo canadense, marcado aos 42 minutos, pela atacante Josee Belanger, de cabeça, após cruzamento da esquerda.

A selecção brasileira foi para o tudo ou nada na segunda etapa e abriu a possibilidade para o Canadá ampliar antes da virada brasileira. Tanto é que a goleira Andreia Suntaque fez três grandes defesas nos 45 minutos finais. A habilidade de Marta, que marcou os dois golos brasileiros, foi fundamental para a reacção brasileira. 

Em vantagem no placar, o Brasil passou a administrar a partida, com toque de bola no meio-campo. Contudo, quando o Canadá parecia não ter forças para buscar o empate, a craque do time, Christine Sinclair arriscou um chute de fora da área aos 37 minutos, a bola bateu na trave direita da goleira Andréia Suntaque e foi para o fundo da rede. O time brasileiro ainda tentou reagir, mas não conseguiu reverter a situação e ficou com o vice-campeonato.

Holanda garante terceiro lugar no Torneio Cidade de São Paulo de Futebol Feminino

A Holanda venceu o México por 2 a 1, na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu, na capital paulista, e garantiu a terceira colocação do II Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino. Os gols holandeses foram marcados por Kirsten van de Ven e Sherida Spitse e Nayeli Rangel anotou para as mexicanas.

Esta foi a segunda vitória da Holanda sobre o México na competição. Na quarta-feira, na terceira e última rodada da fase de classificação, ganhou por 3 a 1. O México perdeu outras duas partidas (3 a 0 para o Brasil, 1 a 0 para o Canadá) na primeira fase. O time europeu, por sua vez, foi derrotado pelas brasileiras por 3 a 2 e pelas canadenses por 5 a 0.
As mexicanas buscaram o golo desde o início do primeiro tempo, mas esbarraram na forte marcação das holandesas, que repetiram o esquema táctico do confronto na fase classificatória. Elas se fecharam na defesa e mantiveram como única arma ofensiva os raros contra-ataques em velocidade. A pressão não deu certo e a definição do terceiro colocado ficou para os 45 minutos finais.
A Holanda manteve o mesmo esquema no segundo tempo, mas adiantou a marcação. Assim, apesar de pressionada, conseguiu manter o México longe de sua área e ainda ameaçar o golo adversário. O jogo pragmático das holandesas começou a dar resultado aos 16 minutos, quando Kirsten van den Vem recebeu na área e, livre, tocou na saída da goleira Cecília Santiago.

Em desvantagem no placar, as mexicanas partiram para o tudo ou nada e conseguiram o empate aos 21 minutos. Nayeli Rangel desviou da goleira em toque cruzado na pequena areia e deu esperanças de que sua equipe conseguiria a virada. Contudo, quem marcou o golo da vitória foi a Holanda. Aos 41 minutos, a bola sobrou na entrada da área, após bate-rebate, e Sherida Spitse teve tranquilidade para empurrar para as redes e dar números finais ao confronto.

Sem comentários: