"Jogadores e pais normalmente perguntam-me, "Qual o sentido de dar toques? Tu não dás toques num jogo qual é a razão de praticá-lo?" É uma boa pergunta eu percebo porque é que eles a fazem. Tu não vês jogadores a dar toques com a bola no campo. Tu não vês jogadores a dar toques e a passar ou a dar toques e rematar. Sim, eu concordo, dar toques não é usado no jogo mas é a base do teu conjunto de habilidades e é a actividade que alinha a tua mente, corpo e a bola.
Dar toques desenvolve várias partes de ti como jogador de futebol. O que é que desenvolve? Desenvolve várias áreas do teu jogo, mas o mais importante ajuda-te a desenvolver a tua relação com a bola. O que a maioria dos jogadores de futebol não percebe é que aprender a controlar a bola no chão é fácil. Aprender a controlar a bola quando está no ar é a parte mais difícil. "Com que frequência a bola vem para ti no ar?", tu perguntas. Provavelmente mais vezes do que tu pensas e é assim que ser capaz de dar toques ajuda. Bons "jugglers" conseguem controlar melhor a bola quando esta vem para eles no ar, assim conseguem com que o primeiro toque seja mais eficaz não importando a maneira como a bola vem para eles.
Perguntamos muitas vezes, "Porque é que os Sul Americanos são tão bons no futebol" Se alguma vez tiveres a oportunidade de visitar a América do Sul, verás vários parques locais e ruas cheias de pessoas a praticarem toques na bola. Quer seja sozinhos, em pares ou grupos eles fazem-no durante várias horas. "Juggling" faz parte da cultura do futebol. No intervalo dos jogos profissionais verás com frequência jovens jogadores que são excepcionais a dar toques. Se dar toques não ajuda o teu jogo e se não é um factor importante para o teu desenvolvimento, os Sul Americanos não investiam nisso e não nomeariam uma das partes mais importantes para se ser um jogador de futebol.
(…)
Saber dar toques leva tempo para dominar e também leva tempo para ter sucesso. A parte mais difícil é conseguir dar 10 toques seguidos. Uma vez que consegues dar 10 toques o teu recorde irá aumentar rapidamente. Chegar aos 10 vai ocupar muitas horas e muita paciência e acreditando que tu o consegues fazer. Muitos jovens jogadores desistem porque é muito difícil chegar aos 10 toques. Mas a partir do momento que tu consegues dar 10 toques, terás uma base que te ajudará a ser um melhor " juggler".
Se és jovens e estás a começar, eu recomendo que comeces a dar toques num piso mais duro e deixar que a bola bata uma vez no chão entre cada toque. Este método é a melhor maneira de construíres a tua base. Podes progredir e dar dois toques e deixar a bola cair uma vez. Os "jugglers" profissionais costumam jogar "futvólei" para melhorar a sua técnica.
Lembra-te:
1)Dar toques desenvolve a coordenação do pé e da visão. Quando os teus pés e os teus olhos trabalham sincronizados e com ritmo, o "timing" do teu conjunto de habilidades melhora.
2) Dar toques trabalho teu primeiro toque. Qando a bola vem para ti durante o jogo, na maioria das vezes vem numa posição aérea. Um bom "juggler" tem o instinto de dominar a bola e colocá-la no chão confortavelmente.
3) Um bom "juggler" tem a capacidade de fazer passes aéreos quer seja por cima dos pés do adversário ou por cima das suas cabeças.
James Galanis

Sem comentários:
Enviar um comentário