sexta-feira, 16 de março de 2012

_Ranking FIFA: Alemanha reduz diferença

© Getty Images


Um total de 111 jogos foram disputados desde a última edição do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola. Além das partidas classificatórias para competições continentais e para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, dois badalados torneios amistosos aconteceram no começo de março.

O Mundialito de Futebol Feminino realizado no Algarve, em Portugal, viu a Alemanha se recuperar da eliminação precoce na Copa do Mundo Feminina da FIFA do ano passado derrotando o Japão na final. Esta foi a segunda vez que as alemãs venceram a competição. Já a Copa do Chipre, que foi disputada ao mesmo tempo que o evento português, também proporcionou partidas de alto nível.

No entanto, esses torneios não provocaram alterações expressivas no grupo das dez melhores seleções do planeta. Os Estados Unidos seguem liderando o pelotão, mas a Alemanha encurtou a distância de cinco para apenas três pontos. Campeãs mundiais, as japonesas seguem tranquilas na terceira colocação e até aumentaram ligeiramente a vantagem que têm sobre o Brasil, que não entrou em campo no último trimestre. A França continua na sexta posição, mas recuperou mais da metade dos pontos que a separava da Suécia.

Mais abaixo, a corrida pela classificação ao Campeonato Africano 2012 mexeu na estrutura da lista. A Tanzânia, por exemplo, venceu a Namíbia (120º lugar, alta de um posto) fora de casa e galgou cinco colocações. O maior salto em termos de posicionamento e pontuação, porém, pertence a Camarões (52º, +9), que se beneficiou de uma decisão lhe concedendo vitórias sobre a Guiné Equatorial nas partidas disputadas em 2 e 17 de abril de 2011. Por sua vez, Papua-Nova Guiné (49º, +3) somou 44 pontos graças aos triunfos consecutivos nas eliminatórias da Oceania para Londres 2012, entrando no top 50 pela primeira vez.

Camarões (1466) e Papua-Nova Guiné (1491) registram atualmente a sua melhor pontuação, assim como Japão (2114), Espanha (1842), Escócia (1775), Costa Rica (1568) e País de Gales (1546). Para camaronesas, escocesas (21ª colocação, +1), costa-riquenhas (40ª, +1) e galesas (45ª, +1), os pontos também igualam a melhor posição que jamais ocuparam na lista.


Notícia: fifa.com

Sem comentários: