segunda-feira, 11 de novembro de 2013

_Para os adeptos

Apoiem com toda a garra mas sempre com respeito.

O jogo traz-nos um conjunto de emoções que nos envolve em momentos em que há um golo, uma bola ao poste, uma grande finta ou até uma má decisão da árbitra. É esta emoção que nos mantém ligados a um jogo maioritariamente de homens mas que as mulheres também têm uma palavra a dizer. 

Cá fora, sofre-se mas custa mais ver os nossos dentro de campo a sofrer. Como adeptos de bom futebol temos de aceitar decisões de árbitros e respeitar a equipa que vem de fora. É provável que as decisões não sejam as melhores, é verdade. Mas num país pequeno como o nosso e tão lento na evolução do futebol feminino se não somos nós, cá fora, a mostrar classe também não podemos esperar melhores resultados dentro de campo.

Custa ver jogadoras que estavam do nosso lado e que agora jogam por outras equipas mas, o que temos de fazer, é aplaudir essas jogadoras e agradecer por tudo o que fizeram quando defendiam as nossas cores. Temos que respeitar a guarda-redes que é pequena e sofre sempre golos de chapéu, temos de aplaudir as fintas fantásticas da melhor jogadora em vez de gozarmos quando perde a bola ou quando é parada através da violência. Temos de aceitar más decisões de árbitras e não insultar a postura dela enquanto mulher e pessoa.

Dentro das quatro linhas está alguém que quer vencer o jogo mas também está alguém que quer provar aos pais, amigos, primos e tios, o amor que tem pela modalidade que pratica. E é complicado ver esse alguém mais preocupado com a confusão que o familiar arranja nas bancadas do que com o que se passa dentro de campo. É complicado ver jogadoras a sair de campo a chorar, a acudir os pais que estão a ser agredidos nas bancadas.

Estamos todos a lutar pelo mesmo e para isso, antes de fazermos alguma coisa, é preciso lembrar que o respeito começa cá fora, a admiração começa cá fora, a paixão pela modalidade começa cá fora.
É tempo de crescer e contornar situações complicadas lutando sempre pelo melhor das nossas jogadoras.


K



Sem comentários: