segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

_Messi e Sawa são os donos da festa

Imagem FIFA

Zurique voltou a ser a capital mundial do futebol nesta segunda-feira, 9 de janeiro de 2012, para sediar a cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA. Na ocasião, foram premiados os homens e mulheres que mais brilharam em 2011.

O futebol se encontrou com o glamour em uma festa que teve a presença das figuras mais relevantes da modalidade e que confirmou que Lionel Messi segue sendo o indiscutível rei do futebol mundial. Entretanto, ele teve uma companheira diferente no alto do pódio, já que a japonesa Homare Sawa levou pela primeira vez a estatueta entre as mulheres. Outro destaque ficou por conta do brasileiro Neymar, que recebeu o Prêmio Puskás da FIFA pelo gol mais bonito de 2011. Entre os treinadores, o japonês Norio Sasaki, campeão da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, levou o prêmio do futebol feminino, e teve como companheiro o técnico de Messi no Barcelona, Josep Guardiola.

(...)

De maneira apropriada, a condecoração seguinte também foi entregue a um estrategista: Norio Sasaki, escolhido o Técnico do Ano da FIFA na categoria futebol feminino graças à incrível campanha da seleção japonesa rumo ao título inédito da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011. O prêmio foi entregue pelo ex-craque alemão Lothar Matthäus, que também teve a honra de revelar o nome do Técnico do Ano da FIFA na categoria futebol masculino, para o multicampeão Josep Guardiola, do Barcelona. "Sou um dos técnicos apaixonados por esse esporte, e quero dedicar aos apaixonados que ajudaram a montar, ao longo de mais de cem anos, um grandíssimo clube como o Barcelona ", disse Pep, dono de 13 títulos à frente do clube catalão - o último deles em dezembro, na Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2011. "E, além do mais, dedico o troféu a meu assistente amigo Tito Vilanova, que não pôde estar aqui hoje."

Após o cantor James Blunt reduzir a tensão ao ritmo de Stay the Night, a cantora colombiana Shakira e o presidente Blatter subiam ao palco para a abertura do envelope do prêmio de Jogadora do Ano da FIFA 2011. A ganhadora, a capitã da seleção japonesa Homare Sawa, não pôde esconder a emoção em meio à timidez ao receber o terceiro prêmio para o Japão na noite.

Notícia: fifa.com

Sem comentários: